Marketing Digital – Case de Estudo

Case de Estudo de Marketing e Marketing Digital

Produto

No caso o salão de beleza, com marca ainda em fase de fortalecimento , imagem empresarial não reconhecida, nenhum investimento em marketing e nenhum planejamento de comunicação.

Praça

A cinco anos remodelado em sua sede própria, situado próximo ao  Shopping.

Sua área de ação foco são clientes situados no raio de 1 (um km)

Preço

Situa-se em torno de 60 a 70% dos maiores preços praticados no mercado.

Promoção de Vendas: Em lançamento de nossos produtos, ações de pacotes e promoções especificas

Publicidade: Basicamente estimulada pela venda boca a boca (buzz) da clientela, ações pontuais em datas comemorativas e marketing digital através das mídias digitais.

Consumidor

Mulheres na faixa de 18 a 60 anos, trabalhadoras, empresarias, estudantes   antenadas com as necessidades de se manterem belas, com renda de R$2.000,00 a R$8.000,00, essencialmente da classe B

Segmentação

A principal estratégia é priorizar suas forças na região  e na classe B – C onde se concentra 65% do seu público foco. Buscando criar valores no sentido de se expandir na classe A que se ressente com a nova realidade econômica a qual passamos captando-os e fidelizando-os.

Demanda

A demanda é alta, a condição competitiva da mulher diante desses novos tempos requer seu constante cuidado com aparência, que melhora principalmente sua alto estima.

“Ser belo não é mais uma questão de genética e, sim, de esforço para corrigir a natureza, vencer as marcas do tempo e construir o próprio corpo.”

Situação Problemática

Queda nas vendas. aumento da concorrência

Glynn; Jones (2003) enfatizam, no entanto que, mais que identificar o que satisfaz o cliente é necessário compreender de que maneira as sutilezas da relação entre a satisfação com cada uma das características de seu produto ou serviço se tornará um valor percebido por esse cliente de forma a influenciar na hora da compra.

O setor de embelezamento feminino, por suas características de relacionamento entre o prestador de serviços e o cliente é possível obter muitas informações nas conversas do dia a dia do serviço aí o ponto importante é que, como o boca a boca predomina entre as mulheres, elas têm mais tendência a recomendar a outras pessoas de seu grupo social e familiares os estabelecimentos que frequentam ou marcas que utilizam e, com isso, os empresários ganham uma ferramenta importante, o marketing gratuito e muito valioso.

Hipótese

Para Kotler (2005), os 4 P’s (produto, preço, praça e promoção), ainda, são referenciais úteis para o planejamento de marketing e podem ser convertidos em 4 C’s, nos quais: o produto se transforma em valor para o cliente; o preço em custos para o cliente; a distribuição em conveniência para o cliente; e a promoção se transforma em comunicação com o cliente. Os 4 C’s fazem lembrar que os clientes querem valor, custos baixos, uma conveniência elevada e comunicação em vez de promoção.

Para atender o aumento na demanda de clientes, cada vez mais exigentes, que passou a frequentar os salões de beleza, faz-se necessário aos profissionais do setor procurar constantemente capacitação e a prestação de serviços de qualidade.

 Objetivo Específico

Incremento das vendas

Kotler e Keller (2006) afirmam que empresas de serviços gerenciadas com excelência têm em comum as seguintes práticas: concepção estratégica, comprometimento da alta gerência com a qualidade, padrões rigorosos, tecnologias de autoatendimento, sistemas de monitoramento de desempenho dos serviços, atendimento as reclamações dos clientes e ênfase na satisfação tanto dos funcionários como dos clientes.

A concepção estratégica consiste no fato das empresas desenvolverem uma estratégia própria para satisfazer as necessidades e os desejos de seus clientes. O comprometimento da alta gerência com a qualidade está relacionado à qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. As empresas devem, também, possuir padrões rigorosos, para a qualidade de seus serviços.

O atendimento às reclamações dos clientes é algo essencial para as empresas de hoje, pois os clientes que têm suas reclamações resolvidas de modo satisfatório acabam se tornando fieis à empresa, por isso a grande importância de ter profissionais treinados e capacitados para atender suas reivindicações.

Por fim, tem-se a ênfase na satisfação tanto dos funcionários como dos clientes, visto que é muito importante avaliar regularmente a satisfação do funcionário com o trabalho, pois se sabe que empresas de serviços gerenciadas com excelência indicam que atitudes positivas por parte dos funcionários aumentam a fidelidade do cliente.

Para se obter um serviço de qualidade, é preciso inspirar nos clientes confiabilidade, entregando o serviço como prometido, manter os clientes informados sobre a data que o serviço será realizado, dispor de funcionários que inspiram confiança nos clientes, dar ao cliente atenção individual, equipamentos modernos, instalações com um visual atraente, entre outros.

Segmentação de mercado

O processo de agregação de consumidores com características homogêneas, diferenciadas de outros grupos, com o objetivo de planejar programas de marketing que se aproximem mais da satisfação de desejos e necessidades do grupo ou grupos escolhidos como mercado-alvo. Cada um destes diferentes agrupamentos é chamado segmento (LAS CASAS, 2005, p. 104).

Para Cobra (2007), o aprendizado da segmentação é útil para que os esforços de marketing sejam concentrados e, com isso, se economizem recursos de natureza financeira, física e humana.

O foco do salão contempla mulheres na faixa de 18 a 60 anos renda de R$2.000,00 a R$8.000,00, predominantemente da classe média, especialmente da região do bairro Jardim Redentor (ao Plaza Shopping) e bairros adjacentes e próximos.

 

Categoria do Produto

De acordo com o site Sophia Mind17, a preocupação com a beleza ou a simples vontade de melhorar uma determinada parte do corpo faz com que 79% das mulheres usem produtos de beleza, regularmente. O aumento dos empregos formais e a ascensão da mulher no mercado de trabalho são alguns dos principais fatores que justificam o aumento do consumo de produtos de beleza.

Segundo Casotti, Campos e Suarez (2008), vive-se em uma época em que o culto à beleza, suas representações e práticas parecem assumir uma dimensão social inédita. Com recursos acessíveis não apenas às elites, mas, também, as classes mais baixas, a beleza deixou de ser uma questão de destino ou hereditariedade para se tornar uma escolha ou um luxo ao alcance de todos. Quanto mais os recursos de beleza se sofisticam e se popularizam, mais ainda se altera a relação de cada pessoa com sua aparência.

“Ser belo não é mais uma questão de genética e, sim, de esforço para corrigir a natureza, vencer as marcas do tempo e construir o próprio corpo.”

Comportamento do Cliente

As mulheres são consumidoras mais lucrativas que os homens, em longo prazo. Isso porque as mulheres são mais exigentes na hora de fazer a compra inicial, assim elas despendem menos tempo permanecendo fieis à marca que escolheram nas próximas decisões de compra.

Outro ponto importante é que, como o boca a boca predomina entre as mulheres, elas têm mais tendência a recomendar a outras pessoas de seu grupo social e familiares os estabelecimentos que frequentam ou marcas que utilizam e, com isso, os empresários ganham uma ferramenta importante, o marketing gratuito e muito valioso.

É importante lembrar que o objetivo central deste trabalho é conhecer o nível de qualidade do salão de beleza, a fim de identificar o grau de satisfação dessas clientes. Indicando qual a percepção deles em relação a localização, ambiente, preços, atendimento e serviços oferecidos enfim, serviços prestados pelos salões de beleza, e identificar os rumos de ajustes que se fizerem necessários à maior captação de clientes e sua fidelização.

Conclusões

Ações que devem ser implementadas

Além do trabalho de fortalecimento de marca, ações de comunicação interna e externa, seguem abaixo outras sugestões:

  1. Anuncio em classificados e em jornais ou revistas locais
  2.  Parcerias locais
  3.  Rede de lojas e estabelecimentos da região
  4.  Fazer um Instagram/Pinterest
  5.  Fazer uma fanpage no Facebook
  6.  Organizar eventos e happy hours
  7.  Parceria com fotógrafos locais
  8.  Tire fotos de clientes e as  poste online de forma consistente sempre incorporando conteúdo e promovendo engajamento
  9.   Cartões de visita
  10.  Incentive postagem nas redes sociais
  11.  Comece um blog
  12.  Fique em dia com as tendências mais quentes
  13.  Hospedar uma promoção em um local público
  14.  Faça um Website
  15.  Programa de indicação
  16.  Ofereça garantia em serviços e produtos
  17.  Invista em uma boa fachada
  18.  Invista em uma vitrine
  19.  Cadastre-se em listas especiais
  20.  Saia na mídia (universidadedabeleza.com)

 

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